Quem Somos?!

O Instituto Brasileiro de Hipnoterapia (IBH) é um Centro de Ensino, Pesquisa e Difusão da Hipnoterapia, mantido pela Sociedade Despertalista do Brasil, CNPJ n.º 10.850.916/0001-94, conforme DELIBERAÇÃO SDB nº 003, de 01 de fevereiro de 2015.

Seu objetivo é promover o conhecimento da Hipnoterapia no Brasil, atualizando o diálogo entre as diversas áreas da saúde e ciências humanas, com objetivo de pesquisar os fenômenos psicológicos, mentais e neurológicos que envolvem o ser humano, oferecendo novas possibilidades de compreensão e tratamento integral.

O modelo de Hipnose Naturalista foi desenvolvido pelo Médico Psiquiatra e Mestre em Psicologia Milton Hyland Erickson (1901 – 1980), que reestruturou e modernizou a hipnose clássica, criando um eficiente método de cura natural baseado na sugestão hipnótica indireta que se utiliza dos recursos e capacidades individuais do paciente para promover ressignificação, aprendizado e superação. 

Milton Erickson, este gênio da hipnose, tendo iniciado sua jornada de conhecimento, acabou desenvolvendo seus próprios métodos e técnicas hipnoterapeuticas, que convencionou chamar de “hipnoterapia naturalista”. 

Segundo Erickson “a indução e a manutenção do transe servem para promover um estado psicológico especial, no qual os pacientes podem reassociar e reconhecer suas complexidades interiores e utilizar suas próprias capacidades em manejá-las de acordo com sua experiência de vida.” (ERICKSON, The collect papers, 1980, vol. 4, p.38) 

De acordo com essa afirmação, vemos que Erickson trabalha para colocar seu paciente na condução de sua própria cura, utilizando suas idiossincrasias (maneira peculiar de pensar e agir de cada indivíduo) e sugestionando-o por meio delas a buscar os seus recursos também ideossincráticos.

Assim, a terapia evolui de dentro do paciente. As inúmeras associações estimuladas pelas técnicas ericksonianas, guiam sempre a um comportamento com mais efetividade para cura. E, como resultado, as mudanças ocorridas serão mérito do paciente e não do terapeuta. 

O Instituto Brasileiro de Hipnoterapia tem por objetivo principal a pesquisa, o desenvolvimento e a formação de Profissionais Hipnoterapeutas Naturalistas, como forma de propagação deste método hipnoterapêutico desenvolvido por Milton Erickson, além de contribuir para a melhoria das condições de saúde mental e qualidade de vida dos brasileiros.

Nossos cursos visam qualificar profissionais para a realização do método de terapia conforme proposto pelo Dr. Milton Erickson, como também a aplicabilidade desses conceitos nas mais diversas áreas de atuação destes profissionais.